Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Momento da etiqueta

Muitas pessoas me fazem perguntas pavorosas em regras de etiqueta!(educação e comportamento)
Bom! O que muito sei, aprendi com a minha família, que tem 400 anos de tantas tradições e outros com tempos freqüentando alguns lugares que exigiam estas formalidades e depois umas breves consultas no livro: O Livro Completo de Etiqueta de Amy Vanderbilt’
Vamos logo ao assunto que se fez pavor a cidade de Cangereyork. O convite mandado pela Primeira Dama no dia 08 de abril de 2009.
Ser elegante em dias atuais pode ser uma coisa difícil, mas se faz necessário, pra quem quer que seja, seja você: Presidente, General ou Rei. (vale também para as suas respectivas esposas)
Então leve em consideração que os títulos usados são para pessoas que ocupam um cargo publico.
A mulher do presidente e do prefeito é apenas a mulher deles, e mais nada!
Levam apenas o titulo de Primeira Dama!
A criação do título é creditada ao ex-presidente norte-americano Zachary Taylor (1849-1850), o qual chamou Dolley Madison, esposa de James Madison, de "primeira-dama" (First Lady, em inglês), durante o seu funeral, enquanto recitava um elogio escrito por ele mesmo[1]. O titulo também é dado a mulheres de cargos politicos como secretário. Ex. Primeira dama do secretário de Educação, Esporte, Turismo, Lazer, saúde...
No Brasil, recebem o título de primeira-dama as esposas do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos.
Por questão de respeito, utiliza-se o título Dona antes de seus nomes.
E não dignissimo(a) porque este ja é dado a pessoas que ocupam um cargo politico, então se usarmos:

“A DD. Primeira Dama”, estariamos usando uma redundancia, e este erro seria gritante a quem entende pouco a lingua portuguesa e principalmente, quando este vem em um convite.

Outra coisa que devemos colocar no convite, já que este é formal é a sigla:
R.S.V.P. vem do francês “Répondez s’il vous plaît” que, em português, significa “responda, por favor,”. A sigla costuma vir ao final de convites para eventos. Se caso não queira colocar a sigla então coloque:
Responda por favor, e ai se da o numero do telefone. Os interessados irão ligar e tirar as duvida.

Nunca mas nunca sobre efeito de tortura coloque mensagem em convites (acho cafona e desnecessário) e outra no final do convite já que segue todo um padrão de formalidade, este não vem com carimbo e a assinatura. Afinal é um convite e não um comunicado ao publico. Apenas,um grupo seleto,algumas pessoas irão aproveitar este deleite, e este momento impar de estar presente na sua companhia e ouvir ai sim os assuntos pertinentes da reunião em questão!

Outra coisa, que é totalmente deselegante é as pessoas não agradecerem.
Hoje em dia se agradece a tudo inclusive se for assaltado (e agradeça e muito. Tem assaltantes que matam)
A gente agradece a visita, a condolências, a festa de casamento, barmitzva, churrasco na laje... Enfim para tudo e todos! E tenho dito!
P.S.: CONVITE não se escreve comunica!