Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal! E viva os amigos ocultos e totalmente secretos!



Como são lindas as datas comemorativas, tem hora que chego a estar comovido com tanto desprendimento. Família se reunindo em voltada mesa, uma ceia farta, pessoas interessantes (outras nem tanto) assuntos diversos e uma musica sertaneja (nestas ocasiões tocava musica natalina).
O natal há muito tempo atrás era celebrado com um espírito totalmente cristão, pessoas se ajudando, amando e trocando apenas respectivos abraços, até porque esta era uma festa pagã. Mas foi na corte de Constantino que se deu a tal rito e celebração justamente para transformar tal adoração em um momento ligado a religião! E foi na corte de Luiz XV que a coisa virou um espírito de consumismo e grande fartura de guloseimas. Trazido pelos portugueses e até hoje fazendo parte também dos nossos ritos católicos.
Ainda pode se ver em algumas casas mineiras pessoas lendo o evangelho e rezando em volta do menino Deus, cantando noite feliz e se abraçando com tal ardor. Mas mesmo assim ainda com um ar de nobreza.
Mas para tal festa o divertido mesmo é sempre a troca de presentes, há tempos atrás esperávamos o bom e Velho Noel, entrando pela janela com seu saco vermelho e fazendo a alegria da família, mas como Noel caiu de moda e o aluguel da roupa ficou mais caro e a falta de verba para os presentes ficou ainda maior, melhor que temos que fazer é optar pelo amigo secreto, uma brincadeira chata mas que todo mundo se diverte falando bem ou mau do amigo em questão. E sai de baixo, porque as pessoas fazem isso com tanta maestria que a gente nem se da conta de como isso se torna tão verdadeiro nestas horas. Ate amigo secreto de 1,99 era motivo para tal desprendimento do humano, agora as lojas de 1.99 têm de um tudo menos artigos de 1.99. Mas mesmo assim as pessoas insistem em fazer surpresas umas as outras nestas ocasiões! Depois do empurra... Empurra puxa cabelo, arranhões e abraços que chegam a doer o bico de papagaio, o melhor da noite fica por conta da cervejada(já que é um país tropical) e vinho não se adapta bem, quando se adapta tem que ser com gelo e muito... Alguns preferem o velho e bom Scott e outros uma boa vodka, mas bebida nunca pode faltar! Na realidade o que não pode faltar é gelo e muito, se falta é melhor ir embora e dar a festa por encerrado. Nestas horas uma dica: Uma piscina de gelo( mesmo aquelas de mil litros e de plástico com muito cubinhos de gelo e uma ornamentação natalina por favor) outra coisa que não podemos esquecer é que festa tem que ser democrática, já que vai rolar um som que seja musicas tão bucólicas e clássicas para dar um ar de comoção, e sertanejo ou bate estaca(mix) só se for com os próprios cantores um som acústico e você pagando bem caro ou então um Dj. Mas tudo na mesma proporção. E nada de churrasco isso denigre a imagem da corte de Luiz XV, o causador de tanta luxuria. E no dia seguinte que a festa tenha um sabor de nostalgia, reúna com uns amigos e beba o restante da festa, mas tudo em silencio e nada de alardes. Tudo muito calmo e comentando apenas as coisas engraçadas que ocorreu no grande banquete de Sodoma e Gomorra. E aproveite tudo até a ultima gota, e nada de lembrancinhas, beijinhos, abracinhos e outras coisas mais com inhos, nestas épocas o melhor é tudo muito e de muito! Então tudo preparado e esclarecido, vamos esperar 2009 com grande estilo, e abuse das cores quem gosta, quem não gosta seja clássico e use branco para não pecar, beba muito e caia no samba porque fevereiro temos carnaval e futebol!