Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Viajando e tentando ser feliz!


Viajar, nem sempre foi tão fácil!
Mas fazer as malas e conhecer novos lugares é de fato a melhor sensação, que o individuo pode ter! Conhecer novas pessoas e outras culturas nos transforma em seres mais agradáveis e seletivos.
Mas ser turista onde há séculos a gente conhece, pode se tornar prazeroso, e divertido!
Ascendo o meu cigarro e fico lembrando de outras viagens que deram certo (sempre sozinho.), as que nunca deram certo, mas que depois vira um arsenal de piadas! (acompanhado).
Sou péssimo para viajar acompanhado, sou chato, gosto que as coisas funcionem do meu jeito, detesto rotina e entro e falo com todo mundo que encontro em uma viagem. Alem de ser um acalanto para alma que está entregue a cova de leões, ainda tem o prazer de saber da vida e o que estas pessoas pensam!
Quando estou acompanhado fica impossível, para não dizer um inferno!
Viajar em excursão só mesmo se for um grupo seleto, daqueles que como você, está disposto a tudo até mesmo se perder nas estradas e comer olho de cabra!
Daqueles que não pensam em chegar a casa para o almoço e muito menos precisa acordar cedo para trabalhar! E nunca tem hora e nem dia para voltar.
Nesta minha ultima viagem, fui parar mais uma vez as duas cidades históricas que mais conheço, é como se fosse o quintal da minha casa. São João Del Rey e Tiradentes. E todas as vezes que lá estou querendo ou não é diferente! Pessoas diferentes, tudo diferente, até mesmo a comida!(e sempre no mesmo restaurante)
Bom! para ter uma boa viagem antes de mais nada é planejar. Tudo muito certo, roteiro na mão cartões de créditos, (inúmeros se possível de todos os bancos existentes na terra que Sá em outro planeta) (e que tenha dinheiro em caixa).
Verifique se o vilarejo que estiverem por visitar tem acomodações em conta (caso a grana esteja curta), e veja se tem banco 24hs, a maioria não tem, por motivos óbvios (assaltos e seqüestro relâmpagos) e caia na gandaia, se jogue no mundo do diferente e do divertido, amanheça sempre disposto mesmo que seja as 6 da matina para visitar as igrejas! Seja sempre prestativo e alegre, mostre interesse para quem é turista mesmo você não sendo mais. Fale da historia do local, fale mal dos presidentes ou de quem pretendia ser (só se teve um passado tenebroso) maravilhe-se com tudo como se fosse à primeira vez.
Mas no grupo temos um “Gringo” ai ferrou! Só um fala o idioma perfeitamente e o outro não. Neste caso melhor que se tem a fazer é mímicas (muitas... plante bananeiras se preciso for, para tornar a vida, deste ser estranho no mínimo agradável)
Agora acompanhar um gringo e um que tenta ser um (vamos combinar que chega a ser chato, mas muito chato mesmo) aos estrangeiros peço apenas: aprendam à língua Portuguesa (e que fale) aos que recepcionam: ser tradutor para quem não entendo o idioma falado fora do Brasil é elegante e educado! Não é porque é um estrangeiro que tenho que ser diferente, trato todos da mesma forma, e um passaporte vermelho, não é gripe (não pega pelo ar e muito menos por vírus) estas coisas conquistam!
Um gosta de ver o sol raiar, outro ver estrelas e o outro discute Simone de Beauvoir.
Um come batata frita e pão e kat chup, outro gosta de pasta e o outro come porque está com fome.
Um gosta de vinho, outro caipvodka,outro cerveja, um quer beijar na boca, o outro quer escutar legião urbana (falta de infância) e o outro uma roda de MPB e se possível alguém que beije na boca!.
As diferenças são tamanhas quando estamos em grupo, que mal sabemos por que viajamos e convivemos com pessoas tão ecléticas! Mas sempre vale a pena, pode ter certeza!
Se entregar aos prazeres carnais, é tão bom que nestas horas vale fumar (escondido), porque tem aviso de, por favor, não fumar! Sinto-me um contraventor nestes lugares!
Grandiosidade é ter tal companhia de mundos tão distintos, entrarem em lojas de moveis, só para descansar e alugar o vendedor fazendo pergunta de preços (chatear), pedirem desconto na comida porque a grana acabou, ouvir musica de qualidade já pensando no rombo que a conta teve, vale a pena! E sempre vale! Conhecer uma turma e subir morro altas horas só para jogar conversa fora e ver a paisagem da cidade, pedir alguém em casamento e falar que o ama mesmo sem o amar (só pela emoção do momento) isolar do mundo em alguns minutos apenas para observar as pessoas, tomar chuva simplesmente porque tudo isso é muito bom! Sentir a brisa fria e ficar com um olhar distante apenas para achar que o mundo nunca vai ser melhor do que aquele momento (e nunca vai)
E quem disse que não vale: “Só ficar homem com homem e mulher com mulher?” Enganou e muito porque vale e vale mesmo! E ai sua viagem se transforma no melhor prazer do mundo!