Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Boas cercas fazem bons VIZINHOS.




Da pra imaginar que maravilha de criaturas da qual estamos falando? Não? Então, ter vizinho deve ser uma arte, ser nem tanto! Acredito que sejam a mesma coisa, dois pesos e duas medidas.
Morar em residência em dias atuais é um luxo, ainda mais quando temos vizinhos tão generosos, mas pode se tornar uma tortura quando estes vizinhos conhecem você de fato, ou vice e versa.
A boa regra para dividir o mesmo espaço é(nunca tem regras em se tratando de vizinhos) que seu muro seja alto e de preferência com isolamento acústico, onde ninguém nem você mesmo tenha algum contato com ruído provido deste ser, e ele idem. Vizinhos são sempre tão gentis que acabam causando certo desconforto, quando te pedem algo emprestado e a gente por ser vizinho na mesma qualidade, emprestamos. Ou quando precisamos de algo recorremos a eles. E haja assunto nestas horas, ou se fala do filho que teve diarréia e esta em casa (e vai ficar uma semana sem ir a aula) do vizinho da esquerda que brigou como marido e colocou ele pra fora,os vizinhos da frente ultimamente não da as caras na rua( vergonha da filha mais nova que estava sendo amassada pelo namorado) e por ai vai!
Assuntos que nunca terminam e que acaba virando fofoca na boca de alguns. Acho que vizinho teria que vir sem defeito de fabrica: não falando, não enxergando, e preferencialmente não andando. (acho que os meus devem ter o mesmo pensamento sobre mim). Para um convívio perfeito, trato os meus vizinhos da melhor maneira possível, Bom dia, Boa tarde e Boa noite. E da mesma forma quero ser tratado, quando me perguntam algo sobre a noite anterior e se ouvi algum barulho, digo que durmo como uma pedra (na área de serviço servindo de encosto pra porta) sou totalmente peso morto. Quando diz que querem me contar algo, já pergunto se é sobre a vida de alguém (adoro saber de boas novas, e eles são os melhores portadores), mas se me dizem que é problema e já engaja no assunto, já vou cortando logo e digo que tenho que tomar meu remédio ( nestas horas tenho problema de esclerose e TOC e sou capaz de matar alguém) para evitar algum acidente.
Luxo mesmo é morar em grandes metrópoles, preferência em apartamentos (só você e mais ninguém) todos do seu andar solteiros (se resolverem casar tem que desocupar no mesmo ato do noivado) radicalismo? Não! Apenas assegurando a minha privacidade e de meus ouvidos para caso tenha um assassinato por motivos de ciúmes e eu tenha que aparecer na delegacia falando bem de um vizinho ou da suposta namorada (o) que nem conheço!
A maneira mais elegante de conviver com estes seres de apartamento é o isolamento total até mesmo com o de porta, mas se é difícil manter contato (porque o vizinho insiste em aproximação) então olho mágico e interfone, ninguém precisa ver sua cara pela manhã e muito menos a gente ver a do outro. (sempre funciona depois das 9h) às 10hs tudo bem abra a porta convide para entrar e faça toda a fofoca do condomínio, mas nada de lembrar de problemas de família, reuniões assim só mesmo pelo sindico, e ele presente. Isto não e um exercício de isolamento, mas de privacidade por mais que amemos os nossos vizinhos, eles sempre dão um jeito de chegar na hora da novela, ligar na hora que não queremos atender ao telefone (até quando batem na sua porta para usar o seu). Vizinhos são tão altruístas que por mais a gente queira queimar no inferno, eles ainda ascendem uma vela pra nos salvar, que coisa mais linda(mas ao mesmo tempo tão chato) vizinhos mais parece uma teleconferência de janela em janela, eles sabem se você esta em casa, se saiu a que horas saiu, se viajou e com quem. Se você estiver preste a ser assaltado e não estiver em casa aproveite, seu vizinho passara a ficha completa dos seus passos nas férias de inverno ou verão. E quando chegar em casa não terá mais nada.
Quando voltar das férias, por favor, lembre do seu vizinho que cuidou muito bem da sua morada, como se fosse a dele! E aproveite para conviver com este ser por mais longos e temerosos anos!