Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Hospedar ou ser hospede? Qual a melhor maneira de conjugar este verbo tão insano?


De todos os seres vivos existente no planeta terra, o ser humano é o único que recebe outras pessoas em suas nobres residências. Seja ela uma choupana, até o mais nobre dos bangalôs, todos gostam de receber visitas. Mas lembre-se, receber é uma arte e tornar a vida deste ser no mais real dos príncipes (a visita) é um extremo dom! Da mesma forma para quem se hospeda, tornar a vida de quem te recebe no mais agradável prazer em receber é como um exercício de Dalai Lama nenhum botar defeito, caso contrario nunca mais, never more, esqueça e vá para um hotel!
Bom! Eu tenho uma amiga que adora receber (estrangeiros. Claro!) às vezes penso que deve ser mais fácil, eles naquele isolamento tentando se comunicar e ela por sua vez idem!
O bom é que da mesma forma que ela fica na falta da comunicação lingüística, o corpo fala, pois ela logo se apaixona por eles! Quer coisa mais gostosa que se apaixonar, pelo seu hospede? Não existe! Ela linda como sempre e eles nem sempre.... Mas vale a pena, um beijo em idiomas diferentes!
Um francês que passou séculos em sua casa, com este ela ainda foi parar na França, lindo e eternizado o momento dos dois! Com ele no começo até uma cabana (e nem seria em Bali) servia!
Até que o amor esfriou o francês em questão se apaixonou pelo Brasil, ai meu amor nem o beijo dele eram mais o mesmo, tinha gosto de arroz e feijão e já não era mais um crème de crème, bom e ai o príncipe francês teve que enfiar a viola no saco e cantar Hymne à L amour em outro La Vie En Rose.
E ai vem o espnhol, e como tudo na espanha é muto quente e calorouso, mais um amor e uma choupana(para ele) porque desta vez o amor não suportaria uma cabana mas sim uma casa concreta que poderia livrar de qualquer tormenta e diluvio, que o amor passaria! Ele sempre com seu epirito de Granada e ela por sua vez sendo Carmem, a mulher forte e independente!
Mas, mais uma vez o amor não suportou tanta diferença etnica e o sapo desta vez teve que amarrar os cabelos(pq era bicho grilo, mochileiro) e cantar A La Primera Persona, em outro Camino de Belén! Bom pensando bem acho que agora nada mais faltava, até que na verdade o seu hospede agora era brasileiro mineiro, mas radicado em Angola, mas ainda não sei o fim deste contexto, porque ele volta em julho para se casarem! Assim espero!(e torço tambem por ela)
O melhor são os ingleses, este tem por opção serem chiques, elegantes e charmosos sem dizer o quanto é lindo! Mas é tão silencioso quanto um gato egípcio, e manso também! Não dizem uma só palavra (quando dizem é por meio de linguagem de sinais) arranham muito mal o português, e trocam o masculino pelo feminino! São tão brancos que tenho a sensação de me deparar com os bonecos de cera de Madame Tussaud, na realidade é uma mistura de parque temático com museu! E pasmem! Nestas horas nem viola nem saco, nem rabinho na cabeça (porque o indivíduo nem cabelo têm) faz o seu lindo passeio, não se apaixona por ninguém, e ainda faz trabalho social em Londres! Mas com certeza, adora uma praia, caipirinha da Bahia (tudo para ver o que a baiana tem) e parecer com um camarão cozido pela pimenta e pelo sol do nordeste, sem dizer naquele seboso bife a milanês todo cheio de areia! E viva a pontualidade e autoridade dos ingleses, e o protocolo também! Isso funciona ate na hora de fazer sexo, de preferência em três vias e assinado e autenticado em cartório com quinhentas testemunhas se possível, e ai é só se perder nos braços de gringos assim, seguros e totalmente íntegros!
Mas a verdade é que temos regras basicas para quem vai hospedar e principalmente para quem hospeda!

Quem é hospede:
- chegue já com a data da partida (e comunique), não use o telefone (se usar só a cobrar) seja o mais solista possível e evite bom humor exacerbado (ninguém é tão feliz sempre). Vez ou outra saia de casa e suma (se não der tranque no quarto e leia vários livros) e seja dinâmico quanto ao funcionamento da casa (isso inclui banheiro, nem preciso falar que depois do banho ou de usá-lo haja como acabasse de cometer um assassinato e não deixe vestígios nem de que tenha passado por lá! Use luvas para caso da impressão digital) e tenha a melhor estadia que puder!

Quem hospeda:
Explique como funciona a casa sua rotina e seus horários (ninguém merece chegar a um lugar sem saber como funcionam as coisas). Nunca fale mal dos filhos e do marido ou mulher (afinal são amigos e não psicólogos, por isso reunião de pais e filhos nas escolas e terapia para casais) traga sempre um mimo para seu convidado (ele vai se sentir amado e muito querido) haja com ele como se fosse você. Querendo todas as regalias de um hotel cinco estrelas!
Adoro receber pessoas, não sei se tenho o dom para isso, mas sempre faço dos meus convidados como as pessoas mais especiais do mundo! E como se fosse a ultima vez que fosse os ver, então aproveito o Maximo, vai que é mesmo a ultima vez que vou ver! Então aproveitem estes seres tão estranhos e tão lingüísticos diferentes de nós, Mary carnaval é no rio e na sua casa... retribuindo a visita de Janeiro!